29/05/2019 às 12:56

Como Fazer o Casamento Civil - Guia Definitivo 💐💍

932
2min de leitura

Casar no civil não é tão complicado quanto parece! Confira algumas dicas pra facilitar sua vida:

A primeira coisa a se pensar é quando e onde querem casar no civil. Vocês podem optar por:

➡ Casamento civil em cartório: a cerimônia civil é feita no cartório em que foi dada a entrada do casamento mesmo, a opção mais barata e mais comum

➡ Casamento civil em diligência: o juiz de paz realiza a cerimônia civil fora do cartório, como em um buffet, por exemplo.

➡ Casamento religioso com efeito civil: É realizado na igreja, centro espírita, sinagoga, etc.. pelo celebrante religioso.

➡ Conversão de união estável em casamento: pode ser feita no cartório mais próximo, em um procedimento mais simples que o casamento. Também é mais barato.

📌 Enfim, com diferentes valores, a cerimônia poderá ser em qualquer lugar, porém, a entrada do processo precisa ser no subdistrito onde os noivos residem com determinada antecedência. Tenha isso em mente e vamos aos próximos passos!

------------------------------------------------------------------------

💸 Quanto custa fazer um casamento civil?

Os valores do casamento civil podem variar de acordo com o cartório. Por isso indicamos que entre em contato com o Cartório da sua cidade para conferir uma tabela de valores atualizada.

➡ Lembrando que nesse valor não estão inclusos os gastos que você terá com documentos e certidões atualizados.

------------------------------------------------------------------------

✅ Documentos necessários para casamento civil

Alguns cartórios podem pedir documentos diferentes para a averiguação do casamento civil, por isso, ligue para o seu (o cartório mais próximo da sua residência) confirmando.

Geralmente você vai precisar de:

✅ Certidão de Nascimento ( atualizada em seis meses - hoje em dia isso já pode ser solicitado via internet, porém fique atento ao tempo de demora).

✅ Comprovante de Residência

✅ RG e CPF.

------------------------------------------------------------------------

💍 Mãos à obra: Como dar entrada no casamento civil

Agora sim! O próximo passo é o casal ir até o cartório mais próximo da sua residência para dar entrada no casamento civil. O prazo recomendado para isso é de 30 à 60 dias antes da data pretendida.  Assim que confirmados que os documentos estão em ordem e não há nenhum impedimento, os noivos estarão autorizados a de casar dentro de em média 90 dias.

Levem com vocês duas testemunhas maiores de 18 anos (só não vale pai e mãe) e os documentos necessários para casamento civil que mencionei acima. Só pra esclarecer: As testemunhas são as pessoas que assinam no dia de dar entrada no casamento. Os padrinhos são as pessoas que assinam no dia da cerimônia, não precisando ser as mesmas pessoas.

29 Mai 2019

Como Fazer o Casamento Civil - Guia Definitivo 💐💍

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Logo do Whatsapp